quinta-feira, 7 de junho de 2012


  • Objetivo geral: 
- Promover a valorização da cultura nordestina, através de pesquisas e produções, tendo como base teórica o centenário de Luiz Gonzaga.
  • Objetivos específicos: 
- Analisar os aspectos da cultura nordestina presentes nas músicas de Luiz Gonzaga;
- Mostrar os principais fatos da vida de Luiz Gonzaga, desde seu nascimento até sua morte;
- Expor duas obras específicas do rei do baião ("A morte do vaqueiro" e "Respeita Januário"), analisando-as;
- Divulgar em um blog tudo que foi produzido durante o bimestre acerca do projeto.

  • Metodologia:
Neste bimestre, abordamos a vida e a obra do rei do baião, com auxílio de pesquisas coletadas da internet e da orientação dos mentores do projeto. O mesmo está sendo desenvolvido interdisciplinarmente, envolvendo Gramática, Literatura e Produção Textual, com os professores Conceição, Patrícia e Augusto, respectivamente.
Após a produção da parte escrita, realizada em sala de aula, divulgamos tudo que produzimos neste blog, o qual será apresentado para os demais grupos no auditório da escola.

  • Justificativa:
Luiz Gonzaga, o rei do baião, este ano completaria 100 anos de vida, mas, infelizmente, em 1989, aos seus 77 anos, faleceu vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Nasceu em 13/12/1912 em Exu, na zona rural, no sertão de Pernambuco, na fazenda Caiçara, no Sapé da Serra de Arapipo. Morreu no hospital Santa Joana, na capital de Pernambuco. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal.
Ele foi conhecido como um compositor popular, visto como o rei do baião, assim conhecido por tocar acordeon, consagrando o baião como seu gênero musical.
O projeto Cantando e Contando Luiz Gonzaga tem o intuito de fazer com que nos aproximemos mais da nossa tão rica cultura, aprendendo também sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, que é, até hoje, o grande ícone da música nordestina.

Gustavo Meneses e Jocélio Vasconcelos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário